Wednesday, February 21, 2007

APRESENTAÇÃO



PROJECTO BOLINA


A mobilidade de pessoas e bens é essencial para o bem-estar. Os transportes estão no âmago da civilização moderna, uma vez que a procura de mobilidade continuará a aumentar acompanhando a tendência global de crescimento económico.
A Mobilidade Sustentável implica a capacidade de se satisfazer a necessidade das pessoas se moverem com facilidade e através de meios de transporte mais eficientes, evitando congestionamentos, dispondo de boas acessibilidades e possibilitando a comunicação e o estabelecimento de relações comerciais e outras, sem sacrificar outros valores humanos e ambientais essenciais, hoje e no futuro. A implementação de medidas de Mobilidade Sustentável significa ainda promover a qualidade do ar que respiramos, a redução do ruído ambiente, melhor saúde pública e um significativo contributo para atingir as metas do Protocolo de Quioto.
O progressivo aumento do uso do veículo privado em detrimento da utilização do transporte público e o incremento dos níveis de poluição, de ruído e de congestionamento que lhe está associado são, cada vez mais, insustentáveis e incompatíveis com a qualidade de vida urbana, transformando a cidade num espaço hostil para os cidadãos.
O desenvolvimento de estratégias que invertam esta tendência e que conduzam à implementação de sistemas sustentáveis de transporte urbano está assim na ordem do dia, sendo uma prioridade no contexto das políticas de transporte e do ambiente da União Europeia.
O Projecto Bolina pretende não só proporcionar um fórum de discussão deste tema nas suas várias vertentes e dar a conhecer alguns exemplos concretos aplicados a cidades de média dimensão, mas sobretudo constituir-se como base à elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável para a conurbação Póvoa de Varzim - Vila do Conde e para a criação de um Serviço de Transportes Públicos Urbanos de base intermunicipal.

J.J.Silva Garcia
Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim eleito nas Listas do Partido Socialista
Coordenador do Projecto Bolina Fevereiro 2007


4 comments:

Marx said...

Bem vindos, o projecto e o blog. Na expectativa do cumprimento do propósito apresentado no último parágrafo. A Póvoa bem que precisa disso. Cumprimentos.

José Leite said...

Que o comboio do progresso não páre, que seja ecologicamente racional e... que todos possam ter lugar nele...

Quem diz comboio, diz autocarro...

renato gomes pereira said...

só agora é que verdadeiramente me apercebi do proje cto Bolina na sua dimensão pluricitadina

sentidos de coimbra said...

PROJECTO BOLINA

Uma das funções da atmosfera é proteger a Terra da perigosa radiação ultravioleta, outra é garantir que a temperatura do planeta o torna habitável. Mas a atmosfera, a que habitamos, está diferente por culpa do homem. As actividades do homem interferem num equilíbrio de que se sabe frágil.
Será que é possível controlar a nossa interferência?
Será que podemos carregar com as consequências? E contribuir para diminuir as catástrofes naturais ao ponto a que chegaram, a uma "situação insustentável".

Num mundo onde a energia humana é geradora de riqueza, 80% da energia gerada para uso humano provém de combustíveis fósseis.

A história da humanidade diz-nos que não se faz nada sem um motivo, e caso não se matrializem alterações no clima claras e óbvias, o homem, não age, ou melhor... não reage!

É dificil prever quando é que o homem se vai sensibilizar com o problema...

A alteração do clima reveste a nossa vida interferindo nela de forma indicativa e decisiva.
O que acontecerá a milhões de pessoas que vivem perto do mar?
Terão de fugir para zonas mais elevadas? E aí, haverá espaço para todos? Não é aí hoje, o cantinho das as florestas? Então será necessário devastá-las!
Que mundo este, meu Deus!!!
Que inquietação!
Que futuro estamos a construir para deixar aos nossos filhos, e aos nossos netos? Este?
a) O aquecimento global foi o pior dos últimos 400 anos.
b) Estudo detecta modificações genéticas resultantes da alteração do clima.
c) Novas espécies de peixes e algas foram descobertas no mar das Caraíbas.
d) NASA vai estudar furacões no arquipélago de Cabo Verde.
e) Aves migratórias regressam mais cedo à Europa.
f) Como se denominará o próximo furacão?
O efeito de estufa não é a única alterção. Temos de agir, se quisermos que este não seja "o fim do mundo, tal como, o conhecemos!".

O PRECTO BOLINA (P. BOLINA) da autoria dos Vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, vêm despertar uma maioria dormente, e juntar-se a uma minoria que conjuga preocupações com a sociedade e princípios essenciais para a sobrevivência.
O papel do poder local, no P. BOLINA obriga a uma abordagem integrada compatibilizando os objectivos ambientais, sociais, culturais e económicos, devendo ter sempre garantido, que os esforços para melhorar a qualidade de vida local, não coloquem em risco a qualidade de vida das gerações vindouras.

É preciso ter presente que O P. BOLINA colide com os interesses do comum cidadão automobilístico e com o uso e abuso do automóvel "levar o carro até casa, à loja, ao cinema, à livraria, ao restaurante, à padaria, à lavandaria!". Mas depois, em determinados horários as filas de automóveis adensam-se, o trânsito fica muito congestionado e os condutores perdem facilmente a paciência. Para terminar, uma última pincelada nesta aguarela, a cidade está descosida!

O comportamento do típico cidadão automobilítico irá dilatar a moldar, mas tudo se vai acomodando, desde que as pessoas compreendam as reais vantagens, para cada um individualmente, do BOLINA.
Como seria bom alterar comportamentos por decreto!!!

Ao P. BOLINA urge desenvolvê-lo, fazê-lo sair do papel e vê-lo crescer de forma consistente, tal como está programado. É necessário chegar às pessoas, falar e muito! Dar a conhecer. Abrir as portas do BOLINA e deixar entrar...Envolver a população neste projecto, fazê-las parte activa do BOLINA. Só assim a palavra começa a rolar, tal como, o projecto e o BOLINA!

Algumas cidades do país já aderiram a projectos mais ou menos similares, por experiência, apenas posso pronunciar sobre a cidade de Coimbra, com o Pantufinhas (penso que em marcha desde 2003), as pessoas pagam o estacimento (períférico), que pode ser ao diário ou mensal e partem de "pantufas" para a cidade, em mini-autocarros eléctricos, com elevada rotação, ou seja, baixo tempo de espera. Também é preciso frisar que Coimbra tem tradição de viajar em transportes públicos. Ainda e só, a título de exemplo, e já lá vão alguns anos, poucos..., quando frequentava o 1º Ano do Ciclo Preparatório, então com 9 anos de idade, tomava três transportes para chegar à escola (dois trolleys e um eléctrico), eu e os meus colegas.

O BOLINA é a solução para vários problemas com que a Póvoa de Varzim se debate:
a) Qualidade do ar.
b) Mobilidade automóvel.
c) Diminuição do ruído.
d) Contribui para a menor dependência das reservas naturais não renováveis.
e) Diminuição das emissões de gases nocivos.

BOLINA contribui decididamente para uma cidade mais limpa, mais saudável e mais aprazível!

Como vais?
De BOLINA!

cristina torres
sentidos-de-coimbra.blogspot.com